
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 18 de setembro, o presidente Breno Góis de Rezende declarou aberta a sessão e convidou o 1º secretário, Carlos Vagner, para realizar a leitura da ata da sessão anterior. Após a leitura, a ata foi colocada em discussão e, como não houve interesse em debatê-la, foi submetida à votação, sendo aprovada por todos os presentes.
No Grande Expediente, fizeram uso da palavra:

- Alex Henrique (União Brasil)
Iniciou seu pronunciamento enaltecendo mais uma vitória no âmbito jurídico contra opositores políticos que tentam cassar o seu mandato. Alex ressaltou que já são oito vitórias na Justiça, as quais reforçam a vontade do povo e mantêm seu mandato. Ele reforçou o seu trabalho como vereador e afirmou que continuará trabalhando, fiscalizando as repartições públicas e buscando melhorias em prol da população. Alex destacou, mais uma vez, a problemática envolvendo a falta de insumos na rede municipal de saúde, inclusive de insulina. Finalizou reafirmando seu compromisso com a população, por meio de projetos, indicações e, principalmente, fiscalizações.

- Cristina Maria (PSD)
Iniciou seu pronunciamento falando acerca de indicações de sua autoria, como a Indicação nº 1072/2025, que solicita a instalação de placas de identificação nas ruas sem denominação visível, para melhorar a organização urbana e o atendimento dos serviços públicos. Na Indicação nº 1073/2025, pediu o patrolamento e piçarramento da estrada que liga a BR-235 ao Povoado Cabeça do Russo, visando facilitar o tráfego. Já na Indicação nº 1074/2025, indicou a poda e o alinhamento das árvores nas avenidas Manoel Antônio dos Santos, João Teixeira e Engenheiro Carlos Reis, para garantir segurança, iluminação e embelezamento urbano. Cristina finalizou sua fala abordando o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e ressaltou a importância de suas indicações para levar qualidade de vida à população itabaianense.

- Carlos Vagner (PL)
Iniciou seu pronunciamento ressaltando as obras em andamento realizadas pelo poder público municipal, principalmente em diversos povoados de Itabaiana, as quais levam qualidade de vida e respeito à população. Também destacou obras que já tiveram ordens de serviço assinadas e que serão iniciadas em breve. Carlos Vagner trouxe explicações a respeito do assunto abordado sobre a possível falta de insulina na rede municipal de saúde. Finalizou discorrendo sobre indicações de sua autoria, que visam sempre levar benefícios e qualidade de vida à população itabaianense.

- Michael Douglas (União Brasil)
Iniciou seu pronunciamento lamentando o falecimento do colega Marcos Dantas, profissional que sofreu um grave acidente que ceifou sua vida. Em seguida, Douglas questionou a falta de manutenção em diversas obras realizadas no município, entre elas algumas pavimentações asfálticas que, em determinadas localidades, estão totalmente deterioradas e necessitando urgentemente de reparos. Michael Douglas também cobrou o cumprimento das promessas de campanha do prefeito eleito, que incluíam a pavimentação e iluminação de diversos povoados e a construção de rodovias, as quais, segundo ele, infelizmente ainda não saíram do papel.

- Roosevelt Santana (PSDB)
Iniciou seu pronunciamento informando sobre a instalação de banheiros públicos modernos em diversos pontos estratégicos da cidade, ressaltando que serão autolimpantes e iluminados. Em seguida, abordou o rompimento de uma adutora que gerou grandes transtornos à Grande Aracaju. Roosevelt destacou o empenho de todos os poderes para resolver o problema rapidamente, mas lembrou que diversas cidades do interior sofrem há anos com situações semelhantes e nenhuma atitude dessa magnitude foi tomada. Finalizou enaltecendo as grandes obras de pavimentação asfáltica realizadas pelo município em diversos povoados de Itabaiana.

- Ivoni Andrade (MDB)
Iniciou seu pronunciamento parabenizando os colegas vereadores pelas pautas abordadas na sessão desta quinta-feira. Em seguida, enfatizou as obras que serão realizadas em breve pelo Governo do Estado, incluindo a pavimentação de uma rodovia, que, segundo a vereadora, levarão dignidade e qualidade de vida, principalmente ao homem do campo. Ivoni também abordou projetos e indicações de sua autoria, como a Indicação nº 1075/2025, que solicita ao Prefeito a ampliação do Cemitério Municipal localizado no Povoado Bom Jardim, e a Indicação nº 1076/2025, que solicita a reforma dos Mercados Municipais de Carnes João Antônio dos Santos (João do Volta) e Zezé de Benevuto, no centro da cidade, visando reestruturar o sistema de comercialização de produtos cárneos, modernizar e otimizar a cadeia produtiva, além de garantir a segurança alimentar.
Na Ordem do Dia, os projetos em pauta foram votados e aprovados. Não havendo mais assuntos a serem discutidos, a sessão foi encerrada, ficando convocada nova sessão para o dia 23 de setembro de 2025.